Curso de audiovisual prorroga inscrições até o próximo domingo

As aulas fazem parte do projeto Flafe (Formação Livre de Audiovisual Fora do Eixo), iniciativa gratuita dedicada à formação de novos profissionais do Vale do Paraíba. / Foto: Divulgação

Curso de audiovisual prorroga inscrições até o próximo domingo

02.04.2024
As inscrições para o curso livre de audiovisual, que acontecem entre abril e novembro, em São José dos Campos, foram prorrogadas até o próximo domingo (7). São oferecidas até 40 vagas para moradores da região com mais de 16 anos.

As aulas, no Cine Teatro Benedito Alves, fazem parte do projeto Flafe (Formação Livre de Audiovisual Fora do Eixo), iniciativa gratuita dedicada à formação de novos profissionais do Vale do Paraíba.

O curso, ministrado pela Master Shot, conta com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Inscrição

Para participar, os interessados podem se inscrever gratuitamente no site oficial do projeto.

Os candidatos serão selecionados a partir de questionários de aptidão e dinâmicas presenciais. A formação é totalmente gratuita, de longa duração e com aulas durante a semana, que serão ministradas no Cine Teatro Benedito Alves, em São José dos Campos.

O projeto visa capacitar profissionais de maneira prática e alinhada com a realidade do setor. As aulas presenciais serão realizadas três vezes na semana, de abril a novembro, em um dos cinemas mais icônicos de São José dos Campos, o Cine Teatro Benedito Alves.

Etapas

O programa de aulas tem duas vertentes centrais. A primeira parte de um ciclo inicial de fundamentos globais do audiovisual para chegar a um aprofundamento mais específico dos variados setores da sétima arte por meio de núcleos de especialização em roteiro, direção, produção, direção de foto, arte e de som.

A segunda vertente foca em dar passos em direção ao sonho de solidificar um novo mercado da economia criativa fora da capital, trazendo conteúdos sobre novas mídias, regionalização do audiovisual e outras possibilidades contemporâneas de se trabalhar nesse setor criativo.

O projeto prevê ainda ações pela cidade que vão extrapolar o ambiente da sala de aula, como um circuito de oficinas e exibições em regiões periféricas e universidades de São José dos Campos, aberto a toda a sociedade civil e professores.

E os alunos terão a oportunidade de produzir curtas-metragens e conteúdos audiovisuais como parte da formação. Nessas produções, os estudantes colocam a mão na massa e vivenciam o que aprenderam nas aulas de roteiro, direção, produção, som, fotografia e arte. Ao final do curso, os alunos participarão de uma montagem coletiva e também de uma seleção para participação na coprodução de um longa-metragem profissional financiado pela Lei Paulo Gustavo.

Convidados especiais

A formação irá contar com nomes ilustres do cinema brasileiro, como o diretor de fotografia indicado ao Oscar César Charlone (de "Cidade de Deus”) e João Paulo Miranda (diretor multipremiado, de trabalhos como "Casa de Antiguidades”), e também tem em suas cadeiras de professores uma predominância de profissionais renomados do interior de São Paulo, com o objetivo de exemplificar na prática para os alunos uma perspectiva possível e realista de como ser artista audiovisual fora da capital paulista.

Processo seletivo

Para ser aluno da Flafe, é preciso passar por uma seleção. O projeto prevê um mínimo de 50% de inscrições destinadas a vagas afirmativas (mulheres, negros, indígenas, transexuais, PCD e mães solteiras) e oferece duas bolsas de monitoria para alunos em vulnerabilidade econômica.
"A Flafe - Master Shot busca inspirar e capacitar uma nova geração de profissionais, promovendo uma produção mais diversificada e representativa da nossa identidade regional. Queremos fomentar, com uma pedagogia cautelosamente planejada, profissionais criativos, proativos e com qualidade técnica nas suas realizações, e que, principalmente, desenvolvam senso de realidade do mercado que estão inseridos, buscando ativamente oportunidades e desenvolvimento sustentável de suas carreiras", afirma Marcella Arnulf atriz, roteirista e uma das fundadoras do projeto, ao lado de Leo Grego, diretor geral da Flafle.